Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
Subordem: Charadrii
Família: Charadriidae
 Leach, 1820
Espécie: C. sp.

Nome Científico

Charadrius sp.

Nome em Inglês

Sand-Plover


Fotos Sons

Batuíra-mascarada

A batuíra-mascarada é uma ave limícola da ordem Charadriiformes e família Charadriidae.

Características

Trata-se de uma batuíra corpulenta, de pernas e bico longos. Os machos com plumagem de reprodução possuem as costas cinza e a parte de baixo branca. O peito, testa e nuca são castanhos, e eles têm uma máscara negra nos olhos. A fêmea é mais opaca, e os jovens, bem como os adultos no inverno, não têm o castanho, a menos de uma sugestão de ruivo na cabeça.

Em todas as plumagens, as espécies C. leschenaultii e C. mongolus são muito semelhantes, e a distinção entre elas só é viável no campo quando estão presentes exemplares das duas, e aí as diferenças de tamanho e estrutura ficam evidentes. A situação é totalmente diferente quando se tem um indivíduo isolado, até porque a variedade de C. leschenaultii que ocorre no Oriente Médio é mais parecida com C. mongolus.

Alimentação

Alimenta-se de insetos, crustáceos e vermes, com uma técnica de correr e parar, em vez das sondagens paradas de outros grupos de limícolas.

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

Outros hábitos…

Distribuição Geográfica

Ambas as espécies se reproduzem na Ásia central e migram no inverno para o sul da Ásia, leste da África e Australásia. São vagantes raras na Europa ocidental, tendo sido ocasionalmente avistadas na América do Norte.

No Brasil, foram feitas quatro fotos de um exemplar não identificado, obtidas no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, RS, em 5 e 29 de dezembro de 2015, e que podem se referir a uma ou outra espécie.

Referências

Galeria de Fotos